O desinvestimento do Governo PSD/CDS-PP nas áreas da cultura e investigação científica encontra-se bem expresso na situação atual da Fundação Coa Parque.
Criada em 2011 para proteger, estudar e divulgar a arte rupestre do Vale do Côa, esta instituição tem vindo a sofrer não só de sucessivos cortes orçamentais, mas do próprio incumprimento por parte do Estado da dotação orçamental a que se comprometeu. Esta situação tem vindo a colocar em risco não só o futuro dos trabalhadores da fundação, mas também a preservação do próprio património, inscrito na Lista do Património Mundial da UNESCO.
Na sequência de uma recente visita a Vila Nova de Foz Côa, o deputado do PCP, David Costa, teve oportunidade de tomar conhecimento aprofundado da situação atual da fundação e dos seus trabalhadores, tendo remetido um conjunto de perguntas ao Secretário de Estado da Cultura (ver AQUI).
A Secretaria de Estado manifestou-se incapaz de responder, argumentando tratar-se de uma questão de "grande complexidade" (ver AQUI), demonstrando a falta de uma política para o património do Vale do Côa.