Trabalhadores

20240205 SEF

Na passada segunda-feira, dia 5, decorreu uma concentração de enfermeiros junto da administração da ULS da Guarda.

O PCP esteve presente, prestando solidariedade à luta dos enfermeiros.

Após a acção de luta foram entregues mais de 360 assinaturas na exigência da efetivação de todos os enfermeiros com vinculo laboral precário, que neste momento são cerca de 50 enfermeiros.

Exigiram ainda o pagamento de todo extraordinário e o gozo efectIvo do descanso compensatório. São milhares as horas extraordinárias realizadas não pagas e também o não gozo do descanso compensatório. Há enfermeiros com mais 30 a 50 descansos compensatórios por gozar e uma dívida acumulada de mais de 56 000 horas.

Os enfermeiros exigiram que estes seus colegas passem a Contrato de Trabalho por Tempo Indeterminado, inclusive os que detêm um contrato de substituição há mais de três anos. O governo não pode argumentar que está em gestão, pois o Orçamento de Estado de 2024 permite resolver no imediato estas  reivindicações.

20220830 ctt1

Uma delegação da Organização Regional da Guarda (ORG) do PCP esteve hoje presente numa acção realizada pelo Sindicato dos Trabalhadores dos Correios e Telecomunicações (SNTCT), na cidade da Guarda.

Os trabalhadores dos CTT vêm denunciar que o mau serviço prestados pelos correios decorre da criminosa e ruinosa privatização dos CTT que acarretou uma redução de Estações de Correios, Centros de Distribuição, de trabalhadores, e consequentemente da qualidade e periodicidade do Serviço Postal.

Os trabalhadores denunciam que no distrito estão em falta 8 carteiros, solidarizando-se com as queixas das populações afectadas.

20220830 ctt2

O PCP reafirma a necessidade da reversão para o controlo do Estado dos CTT, que levou à acentuada degradação do serviço postal, de fundamental importância para as populações, nomeadamente num distrito interior e envelhecido como o da Guarda. Exigimos a reabertura de todas as Estações de Correios encerradas, bem como das suas valências, de forma a cobrir todo o território e a garantir às populações das localidades mais interiores um acesso pleno às redes postais, bem como o reforço de trabalhadores.

20220311 at 13.14.07

PCP SOLIDÁRIO COM TRABALHADORES DA LIMPEZA DESPEDIDOS NA CÂMARA MUNICIPAL DA GUARDANa sequência de novo concurso para prestação de serviços de limpeza no Município da Guarda, Oito trabalhadores da limpeza da BB Facility Services Ld.ª afectos a cinco locais de trabalho do município foram substituídos e colocados fora das instalações, sem justificação nem informação.O CESP denunciou a situação à Autoridade para as Condições de Trabalho e exigiu clarificação e protecção dos trabalhadores, que prestavam serviço no edifício da Câmara Municipal da Guarda, na Biblioteca Municipal, no Museu da Guarda, no SMAS e no Teatro Municipal da Guarda.O novo concurso determinou que os serviços passaram a ser prestados pela Limparoma Serviços Ld.ª, com sede em Viseu, a partir de 1 de Março de 2022. Apesar da BB Facility Services Ld.ª, anterior empresa concessionária de serviços de limpeza, ter comunicado a transferência dos seus 20 trabalhadores a trabalhar no município para a nova concessionária, oito desses trabalhadores foram expulsos dos locais de trabalho, sem carta de despedimento, sem qualquer informação.

20220311 at 13.13.28

REFLEXO DE ANOS DE POLÍTICA DE DIREITA NO MUNICÍPIOO PCP está solidário com os trabalhadores da BB Facility Services Ld.ª sujeitos a esta indignidade. A Comissão Concelhia da Guarda do PCP não pode deixar de sublinhar que esta situação é um dos reflexos de anos de política de direita no município que levou à externalização de serviços a privados, com prejuízo para o serviço público e para os trabalhadores. Com estas orientações políticas os trabalhadores viram aumentar os níveis de precariedade e degradar salários e as suas condições de trabalho.PCP AO TEU LADO TODOS OS DIASPara o PCP a necessidades permanentes de trabalho devem corresponder contratos efectivos de trabalho, pelo que estas trabalhadoras deveriam ser contratadas directamente pela Câmara Municipal.A precariedade e os baixos salários são uma praga na região e no país. Sem combater esta praga o país e a região não se desenvolverão. É preciso promover o desenvolvimento económico aumentando os salários e combatendo a precariedade. A Câmara Municipal da Guarda tem que inverter o caminho de desvalorização dos trabalhadores.OS TRABALHADORES PODEM CONTAR COM O PCP!

20210425 Seia

A União de Sindicatos da Guarda realizou as suas comemorações do 25 de Abril em Seia.

As intervenções do coordenador e de outros membros da direção da União incidiram sobre as conquistas de Abril, nomeadamente ao nível dos serviços públicos, sobretudo "Em defesa do Serviço Nacional de Saúde", que constituiu o lema da iniciativa.

20210425 Seia2

20210225 WA0019

Trabalhadores, activistas e dirigentes sindicais da Guarda reuniram-se ontem, pelas 14,30 na Alameda Santo André, Guarda, no âmbito sa Jornada Nacional de Luta, organizada em todo o país pela CGTP. 

Na sua intervenção, o Coordenador da União de Sindicatos da Guarda exigiu o aumento dos salários, o fim da precariedade e trabalho com direitos.

Assim se manifestou uma vez mais a confiança e a determinação dos trabalhadores e do seu movimento sindical unitário na luta por um Portugal com futuro.

20210225 WA0016

20210225 WA0008