2015_02_beirala 350x263

A Comissão Concelhia de Seia do PCP vem desta forma manifestar a sua solidariedade com os ex-trabalhadores da empresa Beiralã que, há longos anos, lutam pelos seus direitos.

Após mais um plenário de trabalhadores à porta da empresa, ontem e hoje, dias 19 e 20 de Fevereiro, onde procuram encontrar soluções para receberem os salários em atraso e indemnizações, já que houve um acordo com os trabalhadores, através do tribunal, em que a administração se comprometia a pagar os salários em atraso, no prazo de 2 anos e a manter 140 postos de trabalho. Os trabalhadores receberam metade da importância em dívida e em vez dos 140 só ficaram 12 trabalhadores.

Há informações no sentido de que houve venda de máquinas, mas os trabalhadores continuam sem receber o que lhes pertence por direito.

Os trabalhadores alegam também que vão ser feitas obras de remodelação, daí a presença do camião ontem à porta da empresa, para um hipermercado do grupo Sonae e que serão depois alugadas as instalações a este grupo. A câmara já autorizou a instalação do hipermercado.

Sucessivas alterações à legislação laboral aprovadas por governos PS, PSD e CDS, sempre em nome da flexibilidade e da competitividade, têm vindo a ser realizadas, porém, a par dessas medidas, o que se verifica é o aumento do desemprego, mais precariedade, redução de salários, mais pobreza.

O agravamento da exploração, assente no ataque aos rendimentos do trabalho e aos direitos dos trabalhadores – eixo e objectivo centrais da política que está em curso - liquida direitos e aumenta a exploração, sustentado numa propaganda que visa fazer crer que estas políticas têm como objectivo a criação de emprego, o desenvolvimento da economia nacional e a melhoria das condições de vida.

As políticas de direita seguidas pelos partidos da troika são responsáveis pelo empobrecimento dos trabalhadores e do povo português.

Seia, 20 de Fevereiro de 2015

A Comissão Concelhia de Seia do PCP