Imprimir

 1704919117167 318x450

O primeiro candidato da CDU ao círculo eleitoral da Guarda, José Pedro Branquinho, foi apresentado no passado dia 9 de janeiro.

Fica aqui a sua intervenção.

--><--

Camaradas e Amigos,

É com muita honra que aceitei ser o cabeça de lista da CDU ao Circulo Eleitoral da Guarda, a CDU e uma força política composta pelo PCP, PEV e ID e com expressão Eleitoral em todo o Território Nacional e nas Ilhas.

Para a CDU as “causas” do subdesenvolvimento do Interior, são de facto, “consequências” de opções da política de direita do PS, PSD e CDS. Estas levaram ao empobrecimento e desertificação do mundo rural, com a destruição do aparelho produtivo, a eliminação de postos de trabalho, a destruição de serviços públicos, o agravamento das dificuldades na mobilidade e acessibilidades, entre outras consequências. São diversos os indicadores e situações que evidenciam a necessidade de um desenvolvimento do Distrito da Guarda que tenha em conta o problema da desertificação social e económica, os fatores que para isso contribuíram e as medidas necessárias para o contrariar.

Como temos afirmado: as soluções para o interior terão de ser encontradas num quadro de desenvolvimento equilibrado do espaço nacional, que respeite os territórios e potencie as suas riquezas. O que exige o desenvolvimento integrado e estrutural do interior, que é um dos eixos de uma política patriótica e de esquerda ao serviço do povo e do país. Não é com aqueles que conduziram o País e a vida dos portugueses à situação em que se encontram que pode haver solução para os problemas nacionais por mais falsas promessas que uns e outros repitam.

É tempo de dizer: É preciso Mudar de Política!

O Distrito da Guarda tem potencialidades e há muito que a CDU vem colocando a necessidade de aproveitamento dos recursos, do investimento e da valorização de quem trabalha. Foi muito o trabalho desenvolvido na Assembleia da República pelos grupos parlamentares do PCP, dos quais destacamos a apresentação de projeto de resolução para a Abolição das portagens na A 23, A24 e A25, para a Construção do IC6, para construção de 1 nova residencial de Estudantes na Guarda, para a reabertura da linha do Douro , para um Plano de Desenvolvimento do Parque Natural da Serra da Estrela depois do Flagelo dos Incêndios de 2022,  contra a perda de valências nos Hospitais da Guarda e de Seia, o imediato reforço reforço de meios técnicos e humanos na ULS da Guarda. O PCP realizou a suas jornadas parlamentares na Covilhã nos dias 19 e 20 de Junho, em volta do Parque natural da Serra da Estrela e do seu potencial, visitando locais dos distritos da Guarda e Castelo Branco que foram atingidos pelos Incêndios e falou com agricultores e cidadãos que ainda não receberam qualquer compensação pelo flagelo dos Incêndios.

Guarda – um distrito com meios, recursos e potencialidades:

O estado em que se encontra a região é resultado de opções de classe. É Urgente pensar nas pessoas e no desenvolvimento da região.

A CDU apresenta soluções:

A CDU esteve e continuará a estar ao lado das populações, dos trabalhadores, de quem luta pelo desenvolvimento do Distrito.